Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
06/11/2009 16:23:55 - Supermercado é autuado pelo Procon

Agentes da Vigilância Sanitária de Uberlândia, juntamente com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), fizeram ontem uma fiscalização no Supermercado Leal, no bairro Roosevelt, região Norte de Uberlândia. O estabelecimento foi autuado por irregularidades no setor de refrigerados e produtos foram recolhidos.

O primeiro setor fiscalizado pelos agentes foi o de refrigerados e congelados. Segundo o agente da Vigilância Sanitária, Ricardo Tomaz da Silva, este é o setor dos supermercados onde se encontram mais problemas. “A temperatura do refrigerador e dos alimentos estava abaixo do indicado na embalagem. Mesmo que o produto esteja um pouco congelado, não sabemos quanto tempo está fora da temperatura ideal. A qualidade da mercadoria pode estar comprometida”, disse. Foram recolhidos legumes congelados, hambúrgueres, steaks e polpa de frutas.

Outra irregularidade que chamou atenção dos fiscais foi a coloração de algumas peças de carne do açougue. “Entendemos que, quando a carne está com uma coloração escura, ela está começando a apodrecer, tornando-se imprópria para o consumo”, afirmou o fiscal do Procon, Silano Abalém Neto.

Além de recolher os produtos, os fiscais alertaram os responsáveis pelo supermercado em relação a prateleiras sem preços, etiqueta de preço tampando as informações na embalagem do produto e alimentos sem data de validade, como os da rotisseria. 

Todo o produto irregular no supermercado foi recolhido e será levado para o aterro sanitário. De acordo com Silano Neto, cada órgão aplicará uma multa após avaliar as infrações do supermercado, que tem um prazo de 10 dias para recorrer e apresentar defesa. O valor da multa varia de acordo com a receita da empresa e a gravidade da autuação.

A reportagem do CORREIO de Uberlândia tentou ouvir a administração do Supermercado Leal que não quis se pronunciar.

O Procon e a Vigilância Sanitária estão fiscalizando semanalmente os supermercados e hipermercados de Uberlândia. Segundo o agente do Procon, na semana passada, no Supermercado Bretas, da avenida Afonso Pena, foram recolhidos 26 carrinhos em mercadorias irregulares. No mês passado, o Hipermercado Extra foi autuado após agentes do Procon flagrarem um funcionário remarcando o prazo de validade de tortas de camarão, brócolis e de palmito.

Fonte: Correio de Uberlândia