Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
21/10/2009 18:19:45 - 23ª Superminas começou nesta terça-feira

A 23ª Convenção Mineira de Supermercados (Superminas) começou nesta terça-feira, dia 20 de outubro e vai até quinta-feira, dia 22, no Expominas, em Belo Horizonte. São esperados supermercadistas e profissionais do setor de todo o Estado, além de representantes das principais redes de supermercados do País. A expectativa da direção da AMIS é de que, nos três dias, o evento receba 43 mil convencionais, com a participação de 350 empresas expositoras e/ou fornecedoras. Os negócios realizados durante o evento e a partir dele devem atingir R$ 700 milhões.

A Superminas é considerado o mais completo evento supermercadista, e o segundo maior do País, por abrigar um espaço destinado a cada segmento do varejo alimentício. A grande novidade deste ano é a conversão do Espaço de Negócios Internacionais, em Superminas Food Show, devida à grande internacionalização do espaço. Os eventos e setores tradicionais, como o Pavilhão Azul (indústria), o Pavilhão Vermelho (serviços), a Ilha da Cachaça, o Encontro de FLV e o Fórum das Centrais de Negócios estão mantidos.

Somam-se a essas atrações as palestras-magnas, que neste ano trazem nomes como o de Caco Barcelos, da TV Globo e Luis Paulo Luppa (O vendedor Pit Bull), além de vários workshops e palestras com diversos temas: marketing, liderança, RH, entre outros, e os "eventos paralelos", como o Evento Feminino e as Visitas Técnicas.

Confira as atrações da 23ª Superminas

Ilha da Cachaça

A Ilha da Cachaça se tornou uma das maiores sensações da Superminas com exposição das melhores cachaças do País para um público altamente qualificado que são compradores e diretores de supermercados.

Superminas Food Show

É um espaço reservado a quem tem visão de negócio e pretende exportar ou importar. Novidade no ano passado como Espaço de Negócios Internacionais, o setor muda de nome devido à crescente internacionalização, já que vem tendo muita procura por parte dos expositores inseridos no mercado global.

O espaço vai contar com participação da Central Exportaminas, Sebrae, subsecretaria de Assuntos Internacionais de Minas e países importantes para o comércio internacional mineiro. Haverá rodadas de negócios, palestras e consultorias voltadas ao comércio exterior.

Oitavo fórum de centrais

As centrais de negócios são uma das modalidades de varejo que mais crescem no País. Em Minas Gerais, elas encontraram terreno fértil, levando o Estado ao primeiro lugar no número de redes, superando a marcas de 50 centrais. O 8º Fórum das Centrais de Negócios vai debater as tendências e novidades desse segmento, no dia 21 de outubro, a partir das 9 horas, no auditório 3 do Expominas.

Evento Feminino

Uma atração especial, e exclusiva para as mulheres, e com uma das mais requisitadas bandas musicais da capital mineira, a Brilhantina, será realizado no dia 21 de outubro, a partir das 16 horas. O local é um dos mais destacados espaços de evento de Belo Horizonte, o Ilustríssimo. 

Troféu Negócios e Relacionamentos Produtivos

O supermercadista e o fornecedor que melhor incorporarem o objetivo maior da Superminas serão agraciados com o Troféu Negócios e Relacionamentos Produtivos oferecido pela AMIS. Para concorrer, não é preciso nada mais além de cumprir o que manda qualquer convencional antenado com o evento. Ou seja, realizar negócios, relacionamentos e parcerias produtivas. Serão agraciados três supermercadistas e três fornecedores que se destacarem. Para eleger os agraciados, o supermercadista indicará o fornecedor que melhor lhe atender no evento e o fornecedor indicará o seu cliente supermercadista que estiver mais disposto a fazer negócios e ampliar relacionamentos.

Pavilhões

Os setores voltados para a exposição de produtos durante a 23ª Superminas são chamados de "Pavilhão Azul" e "Pavilhão Vermelho". Muitas oportunidades são oferecidas nos dois ambientes de negócios e relacionamento.

No "Pavilhão Azul", estão presentes as principais empresas fornecedoras do segmento alimentício do País. O espaço abriga ainda a Ilha da Cachaça, um ambiente totalmente voltado para este segmento que vem conquistando espaço entre os consumidores e consequentemente nas gôndolas em todo o País.

Já no "Pavilhão Vermelho", os expositores são empresas voltadas para a prestação de serviços, como segurança, gráfica e fornecedores de equipamentos para supermercados e o varejo em geral.

Responsabilidade social e ambiental

Durante a 23ª Superminas, a AMIS realiza os projetos de responsabilidade social e ambiental. Ambos são voltados para a valorização do ser humano, o incentivo de práticas conscientes de consumo como reciclagem, coleta seletiva e ainda a ampliação de projetos sociais.

O projeto de responsabilidade social, também chamando de "Projeto Vida", foi criado em 2007. Na prática, a comissão feminina da AMIS arrecada junto às empresas expositoras, os produtos que ficaram expostos no estande durante a feira para que, ao final da Superminas, serem encaminhados para entidades sociais.

Pelo terceiro ano, a AMIS realiza o projeto de responsabilidade ambiental, que prevê que todo o lixo gerado durante o evento será coletado e encaminhado para a destinação correta. Essa coleta é feita através de uma consultoria de um engenheiro ambiental, que realiza a correta separação do lixo, pesagem, classificação e destino correto. Com essa iniciativa, a AMIS contribui para a diminuição da exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis e ajuda a preservar o meio ambiente.


Visitas Técnicas

Nos dias 20 e 21 de outubro, haverá visitas técnicas. Na terça-feira, dia 20 foram realizadas visitas técnicas no Hipermercado Wal-Mart e na Vilma Alimentos. Hoje, dia 21 de outubro, as visitas são no Super Nosso Gourmet e na Indústria Embrasil.  

Fonte: Amis