A economia nas compras de supermercado pode passar de mais de R$ 3.000 por ano. É o que aponta uma pesquisa feita pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que consultou 975 pontos de venda em oito Estados e no Distrito Federal.
Segundo o estudo, a melhor escolha em São Paulo e no Rio de Janeiro é o Atacadão, que aposta tanto no consumidor final quanto no comerciante. Por outro lado, estabelecimentos com preço mais elevado podem oferecer serviços alternativos e maior comodidade ao consumidor.
“A pesquisa mostra que na maioria dos supermercados houve uma grande alta de preços e o consumidor precisa estar atento. Os supermercados mais baratos precisam também estar na lista do consumidor”, afirmou a coordenadora institucional da associação, Maria Inês Dolci.
O levantamento levou em conta duas cestas de produtos diferentes. No caso da cesta 1, que engloba 103 produtos de marcas conhecidas, a economia anual pode chegar a R$ 1.833. Se comparados os preços da loja do Atacadão em Guarulhos e a loja do supermercado Caravelas, na Vila Laís, a economia chega a 66%.
Na cesta 2, que não inclui carnes e produtos hortifruti, a diferença é ainda maior, chegando a R$ 3.783 ao ano. Os produtos podem custar três vezes mais na loja de conveniência Select/Shell na região do Morumbi, se comparada à loja do Atacadão de José Bonifácio.
Comodidade
Alguns supermercados com preços mais elevados apostam na qualidade dos produtos, na comodidade e nos serviços oferecidos. É o caso do Pão de Açúcar, que oferece produtos importados e outros diferenciais.
“O Pão de Açúcar é excelente para compras menores e oferece alguns produtos especiais, com qualidade superior, que muitas vezes não são encontrados em outros supermercados. Muitos dos clientes buscam esse diferencial”, informou a rede ao eBand.
O Grupo Pão de Açúcar também ressalta que os clientes com cartão Pão de Açúcar têm diversas vantagens, como entrega a domicílio sem pagamento de taxa.
Fonte: Band.com.br