Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
13/12/2013 16:24:21 - Inadimplência no comércio tem a maior queda desde janeiro de 2012

 O volume de consumidores inadimplentes no País caiu 3,22% no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado. O dado é do indicador mensal calculado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e divulgado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O índice leva em consideração mais de 150 milhões de consumidores cadastrados em 1,2 milhão de pontos de venda espalhados por todo o Brasil.

A retração de 3,22% é a maior já registrada na série histórica do SPC Brasil, que contabiliza inclusões de CPFs de consumidores inadimplentes desde janeiro de 2012. Os economistas do SPC explicam que a inadimplência em 2013 veio em forte ascensão até março deste ano, mas a tendência se inverteu a partir de abril, quando o Banco Central passou a aumentar sucessivamente a taxa básica de juros, a Selic, o que encareceu a tomada de crédito no País. “Com os juros mais altos, os bancos se tornaram mais criteriosos para conceder empréstimos. Este cenário resultou na desaceleração acentuada da inadimplência no segundo semestre do ano”, explica Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Além disso, para o SPC Brasil, a queda expressiva da inadimplência em novembro pode ser explicada pela base de comparação elevada em novembro do ano passado, quando o volume de consumidores inadimplentes crescia à taxa de 12,81% em relação a 2011. Já na comparação com outubro deste ano, o número de registros de inadimplentes no banco de dados do SPC aumentou 0,75%.

 

FONTE: SUPERMERCADO MODERNO