Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
11/04/2011 10:35:32 - Fabricantes firmam acordo para reduzir sal em alimentos

Macarrão instantâneo, pão de forma e bisnaguinha serão as primeiras categorias, numa lista de 16, que deverão diminuir a quantidade de sal na sua fórmula. A medida é resultado de um termo de compromisso, assinado no Dia Mundial da Saúde (07/04), entre o Ministério da Saúde e as associações que representam os produtores de alimentos processados.

"Esse acordo com a indústria alimentícia representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020”, diz o ministro Alexandre Padilha. Segundo dados do ministério, atualmente o consumo individual de sal do brasileiro é quase o dobro do recomendado pela OMS.

O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelas indústrias até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, a quantidade fica limitada a 1.920,7 miligramas (ou 1,9 grama) até 2012. Isso representa uma diminuição anual de 30%.

Já as metas estabelecidas para os pães de forma e as bisnaguinhas correspondem a uma redução de 10% ao ano. Até o final de 2011, serão fixadas as quantidades máximas de sódio para as demais categorias.

Conheça os alimentos que terão menos sal
O pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas devem ter as metas de redução estabelecidas já em julho. No segundo semestre de 2011, será a vez dos biscoitos (cream cracker, recheados e maisena), embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, linguiça, salame e mortadela), caldos e temperos, margarinas vegetais, maioneses, derivados de cereais, laticínios (bebidas lácteas, queijos e requeijão) e refeições prontas (pizza, lasanha, papinha infantil salgada e sopas).

 

Fonte: Supermercado Moderno