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08/04/2011 09:18:53 - Inverno: Vinhos, queijos e lucros

Não é mais justo dizer que os vinhos dependem do frio para que suas vendas estejam garantidas. Mas é correto afirmar que as baixas temperaturas ainda fazem disparar o consumo da bebida. Tanto que o período responde por 20% a 25% das vendas anuais da Vinícola Salton, uma das maiores do País. “A participação do inverno já foi maior, mas ainda é grande. Uma particularidade desse período é que o consumo aumenta com o frio, mas se mantém acima da média nos meses de agosto, setembro e outubro”, garante Wagner Ribeiro, diretor comercial da Salton.

Na linha popular da vinícola, composta pelos vinhos de mesa da marca Chalise – vendidos por cerca de R$ 7 –, a maior procura durante o inverno é pela versão tinto suave, responsável por 50% das vendas da empresa no segmento menos elaborado. O tinto seco representa 20%, enquanto brancos e rosés, juntos, ficam com os 30% restantes.

Entre os vinhos finos, aqueles produzidos com uvas viníferas, uma das apostas é a linha Serra Nevada, que contará com suporte de ações de degustação nos pontos de venda, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste. Nos supermercados, a expectativa é de bons resultados também para outras linhas, como a Salton Classic, com três vinhos tintos e dois brancos comercializados por menos de R$ 15.

Para Ribeiro, na hora de escolher o vinho a ser servido em uma reunião com família ou amigos, o brasileiro costuma optar por marcas conhecidas. Segundo o diretor comercial da Salton, uma forma de alavancar ainda mais as vendas no período é, além do ponto natural, trabalhar exposições em espaços nobres, como ilhas e pontas de gôndola. A Salton aposta tanto no crescimento contínuo da categoria que investiu R$ 12 milhões em sua segunda linha de engarrafamento. Com ela, a capacidade de envase aumentou em nada menos do que 80%.

Tintos vendem mais
Crescimento de 32% é o que projeta o Miolo Wine Group para este ano. Além da marca homônima, a empresa detém ainda Almadén e Terra Nova. Além de investimentos em produção, o cenário econômico favorável – incentivador do consumo da bebida pela classe C – explica o otimismo. Alexandre Miolo, diretor nacional de vendas, lembra que o vinho tinto é o preferido durante os meses de frio. “Além da cultura do brasileiro de consumir mais os tintos, o forte apelo à saúde influencia a procura”, afirma. Segundo ele, porém, nos últimos dois anos as vendas de vinhos brancos cresceram de forma significativa, principalmente os elaborados com as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Gris. 

O diretor nacional de vendas da empresa ressalta a importância do crossmerchandising para elevar ainda mais o giro da bebida no período de frio. Queijos, massas, molhos, azeites e antepastos estão entre as melhores opções.

Na marca Miolo, voltada ao público AB, um dos destaques em vendas nos supermercados é a linha Seleção, que em 2010 passou a contar com cinco SKUs. Já para a marca Almadén, a novidade fica por conta de uma embalagem “four pack”, com quatro unidades.

 

Fonte: Supermercado Moderno