Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
21/03/2011 10:18:38 - Mais de 50% dos supermercados cortaram custos em 2010

É o que mostra o 40º Ranking do Autosserviço, produzido por SM com as principais empresas do setor e que será divulgado na íntegra na edição de abril deste ano. De acordo com os dados da pesquisa, o setor de RH foi o principal alvo dos cortes. Ao todo, 33% dos respondentes disseram que em 2010 reduziram gastos com horas extras e pessoal.

Segundo consultores ouvidos por SM, essa é uma medida arriscada. “Sabemos que para garantir um bom lucro é importante reduzir gastos. Porém, não é aconselhável adotar essa tática no RH, sem que antes seja feita uma boa avaliação, para se ter certeza de que os cortes em folha de pagamento são realmente necessários”, destaca Fernando Fernandes, consultor de varejo da Booz & Company.

O motivo é simples: equipe menor e desmotivada não é eficiente. “O resultado pode ser uma redução na qualidade de atendimento e em toda eficiência operacional da empresa”, alerta Fernandes.

Ainda de acordo com a pesquisa, gastos com água, energia elétrica e telefonia aparecem em segundo lugar em cortes, com 26%. A maioria investiu na captação da água da chuva, na instalação de tetos solares e no uso de geradores nos horários de pico.

Na sequência vem despesas administrativas (17%), propaganda e marketing (13%), despesas operacionais (12%), embalagens e demais insumos (11%), logística (10%), estoques/compras (6%), manutenção/troca de equipamentos, frota e instalações (4%), despesas financeiras (2%), aluguel (2%) e em geral (6%).

 

Fonte: Supermercado Moderno