Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
11/03/2011 09:39:13 - Preço de commodities sobe 4,73% em fevereiro, diz BC

O Índice de Commodities Brasil (IC-Br) teve, em fevereiro, alta de 4,73% ante janeiro, atingindo 172,44 pontos. Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, o indicador, que mostra a variação nos preços dos principais produtos primários produzidos pelo País, acumula alta de 38,82%, mostra o Banco Central.

O índice de commodities agropecuárias teve, em fevereiro, alta de 7,03% e acumula em 12 meses elevação de 54,65%. O de commodities metálicas subiu 4,51% no mês e 26,9% em 12 meses. O de commodities energéticas recuou 1,34% no mês, mas em 12 meses acumula elevação de 11,66%. Segundo o BC, a situação de alta liquidez no mundo é um dos fatores por trás da alta nos preços das commodities.

A nova alta do IC-Br composto, que em janeiro já tinha subido quase 5%, reforçou o quadro de preocupação com os rumos da inflação. Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, o BC diz que as commodities representam "risco importante" para a trajetória do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O BC destaca que neste início de ano e no fim de 2010 a inflação subiu por causa de choques nos preços dos alimentos, "em parte por choques de oferta domésticos e externos". O BC acha que tais eventos têm efeitos na inflação ao consumidor não só no momento do choque de preço, mas por meio da chamada inércia inflacionária, que faz a alta de preços de um período se reproduzir em momentos seguintes, por causa da indexação.

Fonte: Estadão