Prateleiras cheias de produtos. Mas é só olhar de pertinho para ver que há versões, tamanhos e tipos de embalagem diferentes.
Os produtos de higiene pessoal são os que geralmente têm mais variação nos preços. Uma embalagem com quatro rolos de papel higiênico custa quase R$ 2. Com mais R$ 1,51, em um supermercado, o consumidor leva o dobro e ainda economiza R$ 0,47.
"No caso do papel higiênico, por exemplo, eu só compro com 60 metros, porque ele sai mais caro mas o rendimento dele é muito melhor", sugere uma dona de casa.
A embalagem do molho de tomate pode encarecer o valor da compra. Em um supermercado, a lata é vendida a R$ 3,49. A mesma quantidade, no sachê, custa R$ 1 a menos.
O consumidor também precisa ficar atento à variação dos preços na hora de comprar frios. Muitas vezes, o cliente vai direto no valor destacado, em negrito. Mas se olhar bem a etiqueta, ele vai ver que o quilo da mussarela fatiada custa R$ 15,98 enquanto o quilo da peça é vendido por R$ 13,90. Para não levar um susto no caixa, a dona de casa Maria Rezende dos Santos está sempre com uma calculadora.
"Para poder saber quanto eu vou poder gastar e ter a certeza de que não vou gastar nem mais nem menos", ensina a dona de casa Maria Rezende dos Santos.
"Todo mês eu vou ao supermercado e faço essas contas. Se sobra um dinheirinho dá para comprar mais coisas", planeja a professora Viviane Novais.
Fonte: Bom Dia Brasil
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