Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
10/03/2011 17:07:50 - Supermercados de bairro são os que mais crescem em BH

Aquecimento da economia interna, abertura de crédito, elevação do poder de compra e do nível de renda dos consumidores. É nesse cenário que prosperam os supermercados de bairro que, pela praticidade, preços competitivos e atendimento acolhedor, têm atraído cada vez mais clientes em Belo Horizonte. Conforme o superintendente da Associação Mineira dos Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, esses estabelecimentos registraram alta de 9,8% nas vendas no ano passado em relação a 2009, enquanto as grandes redes tiveram crescimento de 8,15%.

Há 19 anos no mercado, o Super Mais, hoje com duas unidades no bairro Floresta, ampliou a variedade e a qualidade dos produtos e oferece cerca de 15 mil itens para seus clientes num espaço de 700 metros quadrados. Segundo o diretor comercial, Diogo Pertence, 70% das compras são feitas por impulso. Ele diz que o consumidor quer comprar perto de sua casa e ir às lojas quantas vezes achar conveniente. "Ninguém vem mais com a lista de compras nas mãos. Quer entrar e sair rápido", afirma.

Pertence conta que a proximidade no atendimento é o grande diferencial dos supermercados de vizinhança e decisiva para o sucesso deles. "Nossos clientes são quase todos conhecidos pelo nome", afirma. "Oferecer preços competitivos também fortalece as pequenas redes", acrescenta. O Super Mais emprega cerca de 180 funcionários. "Precisamos de mais 20 pessoas, mas falta mão de obra qualificada", reclama Pertence.

O microempreendedor Edvaney José de Oliveira Gomes, 43, é vizinho do Super Mais e tem o costume de comprar lá todos os dias desde quando o lugar era uma mercearia. "Faço sacolão, açougue, padaria e outras compras. Consigo ir a pé e encontro bons preços e qualidade", avalia Gomes.

No bairro Coração Eucarístico, o supermercado e padaria Due Fratelli fica aberto até as 23h de segunda a segunda e recebe, em média, mais de mil clientes por dia, sendo que 70% deles são estudantes. "Além de termos um horário ampliado, os consumidores não querem enfrentar fila, mesmo comprando poucos produtos", avalia o subgerente Cristiano Vinícius Coutinho. Para ele, a concorrência nesse tipo de setor é fundamental para estimular cada vez mais o crescimento. "Quanto mais redes forem criadas em Belo Horizonte, melhor será o nosso desenvolvimento", diz.
Serviços. Conforme o superintendente da Amis, o destaque dos supermercados de bairro pode ser explicado, também, pela maior oferta de serviços personalizados. No Supermercado Vip, por exemplo, localizado na região Noroeste da capital, o gerente geral, Warley Martins, optou em investir na oferta de serviços para conquistar mais clientes. Entre eles, está a entrega das compras em casa gratuitamente. Além disso, Martins disse que a empresa já está testando em algumas áreas as vendas pela internet que, em breve, devem ser estendidas para outras regiões.

Termômetro
Vendas. Em janeiro de 2011, o faturamento do setor supermercadista mineiro subiu 1,18% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, na comparação com dezembro de 2010, houve queda de 22,69%. (O Tempo)

Fonte: Amis