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10/02/2011 09:34:17 - Seu PDV está pronto para o “volta às aulas”?

Em tempos de forte concorrência, despertar o interesse do consumidor no retorno às aulas é uma tarefa que precisa ser desempenhada com sucesso pelo lojista. Christiany Zanotto de Sena, diretora comercial da Az4 Group, empresa líder na produção de materiais promocionais para o ponto de venda, acredita que o segredo está em transformar a compra do material escolar em um momento de descontração.
 
“Esse é um período de grandes expectativas, pois pais e filhos saem às compras à procura de produtos lúdicos, coloridos, funcionais, ou ainda, capazes de facilitar o aprendizado e a organização”, ressalta. Um display diferente que desperta o emocional das crianças e jovens é decisivo para atrair a atenção para o produto.
 
“Nos supermercados, magazines e papelarias a ‘briga’ é acirrada, por isso um material exposto de maneira atraente impacta muito e, sem dúvida, impulsiona as vendas”, explica Christiany.
 
A Consumidor Moderno NOVAREJO conversou com Christiany sobre esse assunto. Confira!
 
CMNOVAREJO: O volta às aulas é um momento muito rico para o varejo. Como o varejista pode aproveitá-lo da melhor forma?   
 
C.Z.S: Investindo em displays atraentes, criativos, e que despertem o lado emocional de crianças ejovens. Deve-se aproveitar para investir em displays interativos, cenográficos, com cores vibrantes e que agucem os estímulos das crianças despertando e desenvolvendo a própria experiência de compra. Outro aspecto: O varejista deve aproveitar para explorar produtos que são consumidos durante o ano todo e deixar uma área reservada para lançamentos, que podem eventualmente ocorrer. Assim, ele terá um ponto extra permanente, exclusivo e rentável.
 
CMNOVAREJO: Qual é a importância de um display diferenciado?               
 
C.Z.S: Especialmente nesta época, na qual a concorrência nos supermercados, magazines e papelarias é acirrada, um display diferenciado ganha maior visibilidade dentre tantas opções de divulgação promocional de PDV, estimulando a interação, a compra por impulso e o incremento das vendas. 
 
CMNOVAREJO: Quais dicas daria ao varejista para tornar seu PDV mais atraente nesta época do ano?
 
C.Z.S: Trabalhe o ponto de venda sempre pensando em atingir o emocional. Invista em cores, formas, brincadeiras e releituras. Pratique vendas casadas, pois elas tornam o PDV mais atraente e garantem maior volume de vendas.
 
CMNOVAREJO: O que há de mais moderno para atrair os consumidores? 
 
C.Z.S: Em se tratando desta época e para este público específico, destacam-se as cores, as formas, a iluminação, entre outros pontos lúdicos e interativos que são elementos de modernidade que fazem toda diferença no PDV. Cuidado para não produzir um “carro alegórico” poluindo o ambiente e tornando confusa e medonha a interatividade de compra. O display tem que ser impactante com informações 
claras, tanto de exposição como de comunicação, e funcional, ou seja, não deve inibir o contato e experiência de compra.
 
CMNOVAREJO: Há algo pensado exclusivamente para atrair as crianças? 
 
C.Z.S: A maior parte dos materiais promocionais são pensados com foco nas crianças nesta época, pois são elas que escolhem e muitas vezes decidem a compra. Sendo assim, é para elas que devem ser dirigidos todos os esforços de marketing para chamar atenção no ponto de venda. 
 
CMNOVAREJO: Como aliar praticidade a quantidade de produtos expostos?
 
C.Z.S: Vai de acordo com necessidade de exposição do fabricante, da linha de produtos, variedade, objetivos de marketing, enfim, do briefing como um todo. Neste momento entra o expertise da nossa área em desenvolver um display que atenda esta necessidade alinhado ao conhecimento de mercado que temos, agregando sempre valores como modernidade, criatividade, qualidade e funcionalidade.
 
Fonte: NOVAREJO