Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
31/01/2011 17:27:56 - Estudo prevê nova era de globalização para o varejo

Por isso, varejistas de países em expansão, como o Brasil, devem se preparar para um aumento na concorrência com empresas estrangeiras.

A avaliação é uma das conclusões contidas no relatório da Deloitte divulgado na convenção anual da National Retail Federation. O documento traz ainda o ranking das 250 maiores empresas do varejo no mundo, dentre as quais figuram três brasileiras: Pão de Açúcar, Casas Bahia e Lojas Americanas.

Segundo o “Global Powers of Retailing 2011”, os analistas do varejo vêm prevendo a globalização do setor por pelo menos duas décadas. Mas, embora muito tenha mudado, a indústria ainda permanece muito mais ‘bairrista’ do que outras como telecomunicações, hospitalidade e entretenimento.

O fato de o varejo estabelecer uma relação mais pessoal com o consumidor, estando presente na vida das pessoas quase que diariamente, faz com que mudanças neste segmento sejam particularmente mais complicadas do que em outros setores. Mesmo com o desafio posto, o relatório da Deloitte reforça a previsão dos analistas e avalia que é chegado o momento dos varejistas expandirem seus negócios no mercado global.

Isso porque, à medida em que o sucesso nos países desenvolvidos se torna mais difícil, o investimento nas economias emergentes passa a ser cada vez mais atraente. Além disso, a experiência que alguns empreendedores adquiriram, operando em mercados em desenvolvimento, tem ensinado lições valiosas para o setor sobre como atuar em outras culturas, o que permite traçar estratégias mais certeiras de expansão.

Fonte: Supermercado Moderno