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19/01/2011 16:52:58 - O Futuro do seu negócio num varejo em revolução permanente

O mundo entrou no século XXI e tem mudado tão rápido que parece que já mudou de século. Na verdade apenas mudou de década, mas parece que passou muito mais tempo. O Brasil, que já foi país de terceiro mundo caminha rápido para o primeiro. Senão na governança do país, na moral, na vontade e na esperança. A internet que revolucionou o mundo já não tem nada a ver com a internet do século passado. Antes se entrava em sites, agora é clicar em aplicativos e ir diretamente ao que se quer procurar sem navegar. Cada vez mais gente quer comprar fora da loja. E usa todos os meios possíveis para comparar preços antes de comprar na loja. Cada vez mais gente compra pela internet. Cada vez mais gente vai comprar pelo celular.

O Cliente, nesse turbilhão de mudanças aceleradas como nunca, mergulha no mundo de ofertas e fornecedores acenam a ele todos os dias. Ele, que antes não mudava, foi treinado pelos fornecedores e pelo marketing a comprar mais barato quando o fornecedor não tiver diferenciais para oferecer. E agora, os mesmos fornecedores tentam desenfreadamente que ele,ao invés de mudar , continue a comprar da mesma marca. O Cliente está permanentemente inquieto, cada vez mais exigente, querendo que as coisas sejam feitas do seu jeito. O consolo é que ele está cada vez com mais vontade de comprar. Então uma das conclusões que nos deixa felizes, pelo menos no Brasil é que cliente tem! E muitos. O varejista tem que trabalhar como nunca antes para atrair e manter esse Cliente super exigente. Varejistas que conquistam e mantêm o Cliente hoje em dia são os competentes e diferentes. Apenas ser competente hoje em dia é pouco. O mais importante é ser competente e diferente. Como ser diferente? Não é tão difícil como parece: basta eliminar as pendências e adotar as tendências.
Como exemplo: Um varejista descobre uma coisa bacana! Implementa antes de todo mundo! O Cliente fica maluco!! maluco pela marca, pela loja.... o que causa isso são as tendências. Coisas que estão aparecendo e se tornando oportunidades de conquistar e manter Clientes. Pêndencias têm que ser eliminadas, tendências tem que ser adotadas.

Cito aqui algumas principais tendências no varejo mundial:

* A importância da Reputação
* Foco no Cliente- sempre
* Ecologia empresarial
* Atendimemento incrivelmente diferente do usual, fuja da rotina
* O novo Luxo
* Novos meios de compra
* A Loja mutante

Fonte: Portal da Administração