Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
06/01/2011 09:56:48 - ONU registra alta recorde em preços de alimentos

Os preços globais dos alimentos subiram e bateram recorde em dezembro, segundo dados da FAO (Organização para Alimentação e Agricultura, na sigla em inglês), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

O índice de preços apurado pela entidade chegou a 214,7 pontos em dezembro, contra 206 um mês antes. Trata-se do maior resultado na série iniciada em 1990 e da sexta elevação consecutiva.

O dado medido pela FAO é um termômetro da variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de matérias-primas agrícolas. Ele é acompanhado de perto por analistas e investidores.

O recorde anterior era de 213,6 pontos, atingido em junho de 2008, durante a crise alimentar iniciada em 2007. Á época, a disparada dos alimentos provocou manifestações em vários países.

No início do mês passado, na divulgação do indicador referente a novembro, o secretário do Grupo Intergovernamental para Grãos da FAO, Abdolreza Abbassian, afirmou que o mundo conseguiu absorver o impacto de estiagens e inundações nas principais regiões agrícolas em 2010, mas não pode se dar ao luxo de ter outra rodada de catástrofes relacionadas ao clima.

- Diferentemente das altas anteriores, quando os preços dispararam por um ou dois meses e depois recuaram significativamente, agora os preços estão permanecendo em torno das máximas por um período de tempo muito maior.

Ele avaliou que os preços dos grãos continuarão elevados ou subirão ainda mais pelo menos até setembro deste ano por causa do baixo nível dos estoques. Assim como o trigo, o secretário afirmou que a oferta do milho ao redor do mundo também deve ser observada de perto.

Fonte: R7