A estimulação visual tem impacto decisivo em nossas ações dentro de um ambiente de compra. Foi essa provocação que a empresa de soluções para ecommerce Kissmetrics dissecou numa recente compilação de várias pesquisas sobre a influência das cores em nossas decisões de compra no mundo online. Descobriu, entre outras coisas, que:
- A cor aumenta em 80% o reconhecimento de uma marca. O reconhecimento se conecta diretamente à confiança do consumidor;
- 85% dos consumidores indicam que a cor de um produto é a razão primária para uma compra;
- Ao se deparar com um novo produto, o consumidor considera por ordem: 1% som/cheiro, 6% textura, 93% aparência;
- Além da cor, o design, o boca-a-boca e a conveniência influenciam diretamente o comportamento do consumidor online;
- Uma navegação ruim e uma homepage com design descuidado podem explicar abandono de carrinho virtual: 42% são influenciados pelo layout da home, 52% não retornam a um site por causa de seu layout, e 64% deixam de comprar se considerarem o site lento;
- As cores têm a habilidade de atrair perfis específicos de consumidor:
*Preto, vermelho, laranja e azul royal: consumidores impulsivos;
* Azul escuro e verde: consumidores que seguem a lista;
* Rosa e azul claro: consumidores tradicionais.
Fonte: Revista Novarejo