Com a queda nas exportações de carnes nos últimos meses, devido a crise mundial, o brasileiro está aproveitando os preços e consumindo mais carne. No geral, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, os alimentos ficaram 0,6% mais baratos na comparação mensal com junho.
Aproveitando essa redução dos preços, os consumidores encheram os carrinhos nos supermercados em julho. Apenas nas lojas filiadas a Rede Biz, o crescimento médio
no período foi de 5%. Entretanto, algumas apontam aumento de até 10%.
"Os filiados que apresentam crescimento maior são as lojas que participam da nova promoção da rede, com destaque para as vendas de carne. A sessão dos açougues representa na média 25% do faturamento da loja", conta Gilson Cantuário, gestor de trade marketing da Rede Biz.
Entre as lojas filiadas, o Udi Carnes Supermercados destaca-se na comercialização de carnes. "As vendas de açougue chegam a representar até 70% do nosso faturamento, pois no início trabalhávamos apenas com a venda de carnes. Por isso, o setor ainda é a referência da loja", explica o proprietário Roberto José da Silva.
"No último mês, o aumento nas vendas de carne foi expressivo, principalmente a suína. Mesmo com uma redução nos preços, a carne bovina ainda não aumentou muito o consumo", observa o supermercadista.
"Os consumidores devem ficar atentos a origem e conservação da carne antes de comprar. Assim é possível aproveitar melhor os preços e manter a segurança", alerta o gestor da Rede Biz.