Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
16/12/2010 10:56:23 - Brasileiro compra menos alimentos básicos como arroz, feijão e açúcar

Em 2003, as famílias brasileiras adquiriam, em média, 24,6 Kg de arroz ao ano. Em 2009, compraram apenas 14,6 Kg, o que representa uma redução de 40,5%. Os dados são da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), divulgada ontem pelo IBGE.

O menor consumo de arroz não representa um caso isolado. Outros produtos básicos na alimentação nacional também foram menos procurados no mesmo intervalo de seis anos. Exemplo disso é a compra de feijão, que caiu 26,4% (de 12,4 KG em 2003 para 9,1 Kg no ano passado). A maior queda proporcional, porém, ocorreu com o açúcar refinado. De 6,1 Kg de consumo médio há sete anos, desceu para 3,2 Kg em 2009, quase a metade.

Entre os produtos que apresentaram crescimento na compra das famílias, um dos destaques é o grupo de bebidas e infusões. A compra de refrigerantes à base de cola, por exemplo, aumentou 39,3%. Água mineral e cerveja também apresentaram variações bastante positivas entre 2003 e 2009: alta de 27,5% e 23,2%, respectivamente. Nas áreas rurais, a presença dessas três bebidas aumentou acima da média nacional.

Alimentos industrializados como pães, embutidos, biscoitos e refeições prontas também aumentaram sua presença nos lares, o que indica que podem ter substituído o consumo mais regular de alimentos tradicionais.

No entanto, os itens industrializados não foram os únicos a registrar aumento de consumo. Segundo a pesquisa, o brasileiro parece mais disposto a consumir frutas. Tanto que a aquisição domiciliar desse grupo de alimentos registrou alta de 17,9%, subindo de 24,9 Kg consumido anualmente por família até 2003 para 28,9 Kg no ano passado.

Fonte: Supermercado Moderno