Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
06/12/2010 10:49:24 - Meta para reduzir sacolas plásticas

Os dias podem estar longe, mas estão contados. Pelo menos naquilo que depender da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade de classe acaba de firmar um pacto setorial com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para reduzir em 30% as sacolas plásticas nas lojas de todo o País até 2013 e em 40% até 2014 (vale dizer: servirão de base os números de produção de 2010, estimado em 14 bilhões de unidades).

Essa meta já está no Plano Abras de Ação Sustentável - 2011, que dedica um capítulo especial para as ações de redução do consumo de sacolas plásticas. Segundo dados da indústria do plástico, de 2007 a 2009, já apontam uma redução de 30%.

A Abras pretende elaborar um manual de ações de boas práticas nos pontos de venda para conscientizar funcionários e consumidores dos benefícios da redução das sacolas plásticas. Além disso, produzirá uma campanha publicitária aberta à adesão voluntária de todas redes de varejo e promete fazer uma pesquisa para acompanhar a redução da distribuição de sacolas nos pontos de venda das empresas. Os casos de sucesso de redução do consumo de sacolas serão premiados e a associação intenciona ainda divulgar boas práticas do uso de sacolas plásticas em todos os Estados, por meio dos cursos de operador de caixa e de empacotador da Escola Nacional de Supermercados.

"Desde 2009, quando lançamos a campanha Saco é um Saco, contamos com o apoio da Abras e de várias redes de supermercados. Mas as metas de redução eram individuais. Agora a meta é nacional, assumida pelo conjunto dos varejistas. Ter o apoio da Abras neste importante passo é vital, pois ela representa mais de 76 mil estabelecimentos espalhados por todo o País. Acho que esta ação enriquecerá o Plano de Produção e Consumo e aponta as imensas possibilidades de outras semelhantes que visam aumentar o número de cidadãos e instituições que praticam o consumo responsável", ressaltou Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA.

Fonte: EPTV.com