Neste ano, o País ficou em 7º lugar no ranking mundial de lançamentos de itens de alimentação, caindo quatro posições em relação a 2009, quando ocupava o terceiro lugar. O resultado acontece apesar de o número absoluto de novos alimentos no mercado ter aumento. Segundo Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, no período de crise (2008/2009), "os projetos de lançamentos já encaminhados tiveram continuidade mesmo com a queda do comércio global.”
Para o especialista, em 2011 é possível que o País dispute a quarta posição com Alemanha e França, ficando atrás dos EUA, Japão e Reino Unido. Os dados serão apresentados no seminário Sustentabilidade, Saúde e Alimentação, que acontece hoje, quinta-feira, 25/11, e amanhã, sexta-feira, 26/11, na ESPM.
Total de lançamentos dos últimos três anos
2008
Foram 93.826 lançamentos de novos alimentos; o Brasil estava em 6º lugar
2009
Foram 101.235 lançamentos, com aumento de 7,9%; o Brasil estava em 3º lugar
2010
Foram 105.589 lançamentos de novos alimentos, aumento de 4,3%; o Brasil foi para o 7º lugar
Fonte: Supermercado Moderno