SÃO PAULO - As empresas que atuam no ramo de alimentação podem comemorar mais um forte indicativo: mais de 30% dos gastos com alimentação já são feitos fora de casa, diz pesquisa apresentada ontem no "Fórum Food Service Brasil 2010", realizado pela GS&MD Gouvêa de Souza. A pesquisa revela que o tíquete médio no almoço é de R$ 17 em dias úteis, e de R$ 37,20 no fim de semana.
Segundo o sócio sênior da GS&MD - Gouvêa de Souza e responsável pelo estudo, Luiz Góes, a mudança avançou muito no último ano. "Há um movimento claro de transferência de investimentos do consumidor quanto à alimentação fora do lar, que apenas no último ano passou dos 17% para 30%", explicou.
Dados da pesquisa apontaram que em primeiro lugar está a Região Sudeste, onde 37,2% dos habitantes se alimentam fora do lar; em segundo lugar aparece a Centro-oeste, com 30,1%; a Sul vem em seguida com 27,7%; Regiões Nordeste e Norte vêm logo atrás, com números semelhantes.
Um dos fatores apontados no estudo foi que as mulheres estão cada vez mais fora do lar. Hoje cerca de 43% trabalham e não têm tempo de cozinhar, explicou a diretora da GS&MD - Gouvêa de Souza, Fabiana Castro. "Juntamente com a independência do sexo feminino, temos um cenário positivo na economia brasileira e hoje o mercado cresce três vezes mais que o produto interno brasileiro", enfatizou a Fabiana.
As informações consolidadas da pesquisa também mostraram que o mercado de food service no Brasil está mais parecido com o perfil europeu, que se alimenta de uma mistura balanceada de fast-food e comida saudável, do que com o americano, que se baseia hoje em fast-food.
Fonte: DCI