Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
09/11/2010 10:21:14 - Lojas sofrem para achar temporários para o Natal

O setor de comércio e serviços está com dificuldades em contratar pessoal para trabalho temporário no Natal, devido ao apagão de mão de obra qualificada. Os departamentos de recursos humanos das empresas estão dispensando até exigência de experiência para facilitar a seleção. Para este ano, a estimativa é que sejam geradas cerca de 16.500 vagas temporárias no Estado, sendo que o setor de comércio e serviços deve responder por 70% das contratações.
"Nesse ano está bem mais difícil contratar. Nesta mesma época do ano passado, a equipe já estava em treinamento para começar a trabalhar em dezembro", conta o gerente da loja Pague Menos, Fábio Antônio da Silva. Só a loja da rua Tupinambás, no centro de Belo Horizonte, precisa de 60 colaboradores. O salário médio é de R$ 552, mais vale-transporte. Para os cargos de repositor e de serviços gerais a empresa não exige experiência nem escolaridade.

Concorrência. Segundo o diretor de recursos humanos do grupo DMA, detentor das bandeiras Epa, Mart Plus e Viabrasil, Regis Schroder, apesar do mercado estar aquecido, o setor varejista enfrenta dificuldades para contratar novos funcionários, principalmente por causa da grande concorrência com as indústrias. "Oferecer benefícios como aumento de salário e evolução de carreira, dependendo do cargo, facilita muito para as empresas durante o processo de contratação", afirma Schroder.

Para o período do Natal, em que as vendas crescem e as filas nos supermercados aumentam a cada dia, o grupo DMA pretende abrir cerca de 400 vagas temporárias já na segunda quinzena de novembro para atender à demanda dos consumidores. Os currículos podem ser entregues nas lojas.

A gerente da Siberian, Jamilla David de Moura, afirma que a empresa já encerrou a fase de contratação de temporários. Apenas para unidade do recém-inaugurado Boulevard Shopping foram nove selecionados. "Nossa principal dificuldade foi encontrar candidatos a vendedor com o perfil de nosso público, que são clientes das classes A e B", explica. Ao todo foram cerca de 300 currículos avaliados.

Pleno emprego. O coordenador do Observatório do Trabalho da UFMG, Carlos Rocha, avalia que as dificuldades encontradas para o preenchimento das vagas temporárias estão ligadas ao atual cenário econômico. "Belo Horizonte vive um momento de pleno emprego e isso reduz oferta de gente no mercado de trabalho. Para ele, é preciso levar adiante políticas que aperfeiçoem o mercado. Além da qualificação, segundo ele, a redução da jornada sem a redução do salário pode surtir efeito a médio prazo.

Jovens inexperientes devem conseguir mais colocações
A diretora de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Jismália de Oliveira Alves, prevê um aumento da inserção dos jovens em situação de primeiro emprego, em função das dificuldades em selecionar mão de obra qualificada. Do total de vagas oferecidas pelas empresas neste ano, cerca de 30% deverão ser preenchidas por essa categoria. "Conquistar uma vaga temporária é uma chance para o trabalhador mostrar o seu potencial, com possibilidade de efetivação", afirma Jismália.
Hiasmin Nádia Cordeiro,18, trabalha há um mês em uma das lojas Hering, como auxiliar de venda. Mesmo estando em período de experiência, a jovem, que concluiu o ensino médio no ano passado, tem expectativa de assegurar a vaga. "A minha intenção é continuar empregada por um bom tempo", disse Hiasmin. (ZM)

Onde procurar
Pague Menos - 62 vagas
Rua Tupinambás esquina com Avenida Afonso Pena

DMA (Epa, Mart Plus e Viabrasil) - 400 vagas
Qualquer loja do grupo

Chillibeans - número de vagas não informado
Qualquer uma das lojas em shopping centers

Opção Jens - número de vagas não informado
Loja do Boulevard Shopping

Currículo
Dicas importantes:

- Não faça um currículo com mais de duas páginas 
- Não coloque foto, a não ser que a vaga peça
- Nos dados pessoais, documentos não são necessários e, sim, várias formas de entrar em contato com você: telefone fixo, celular, e-mail, telefone de parentes, amigos, vizinhos 
- Indique apenas suas três últimas experiências 
- Não descreva sua personalidade 
- Nunca minta

Fonte: Jornal O Tempo