Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
09/11/2010 10:06:58 - Consumidor antecipa compras e lojas festejam

RIO DE JANEIRO - Nem todos os brasileiros deixam para os últimos dias a compra do presente de Natal. Tanto que o varejo já comemora o aumento das vendas de novembro e projeta para dezembro um salto sobre o resultado de 2009 - há lojas que esperam faturar até 80% mais no último mês de 2010. O otimismo do varejo se reflete no estoque, maior do que o de 2009, tendo se favorecido do câmbio baixo.

- Este pode ser o melhor Natal dos últimos cinco anos, com o varejo da cidade do Rio projetando alta de 10,8% no faturamento - disse Christian Travassos, da Fecomercio-RJ.

Para fugir do corre-corre das compras, evitar filas e garantir o presente, o consumidor tem ido mais a shoppings. No CasaShopping, apenas no último fim de semana, o movimento cresceu quase 20% sobre o fluxo de igual período de 2009. Para a gerente de marketing do shopping, Gilda Antoniazzi, os consumidores já se preparam para o Natal.

- A renda média no Rio cresceu três vezes mais que a de São Paulo, na comparação entre setembro de 2010 e o de 2009. E ainda há mais gente com sobra de orçamento neste ano (44,4% contra 38,4% em outubro de 2009) - disse Travassos.

Atentas a esse aumento da renda, muitas lojas - de rua ou virtuais - mostram suas campanhas de antecipação de Natal. O Boticário lançou a sua, que promete novidades e promoções a quem comprar seus presentes antes. A Loosho.com, de maquiagem, lançou promoções e seus resultados de novembro superaram em 50% os de outubro. Já a rede de franquias Premium da Oi se antecipou e reforçou seus estoques para a data.

- Focamos nossa estratégia nos smartphones - disse Armando Asenjo, diretor geral da MaxAgp, da Premium da Oi.

O publicitário Gustavo Bastos já comprou os presentes dos filhos no último fim de semana.

- Compro sem estresse, sem filas e garanto estoque e os melhores preços. Os presentinhos das crianças estão escondidos no closet. Só não comprei o da minha mulher ainda porque aguardo as novas coleções.

Celulares e televisores, grandes apostas do varejo

Bons números são esperados pelas grandes varejistas. Nas redes Ponto Frio e Casas Bahia, a expectativa é de aumento de vendas neste Natal entre 7% e 10% em comparação com o ano passado, sendo as apostas os televisores (LCD e LED), celulares, câmeras digitais e produtos de tecnologia em geral. Nas lojas e no site do Extra, as vendas de televisores devem crescer 25% em relação a 2009. E a queda no preço contribui: em média, os valores caíram 20% se comparados a 2009. A Leader estima crescer 30% nas vendas e aumentou em 15% as importações de briquedos.

- Preparamos um estoque para uma expectativa de crescer 80% em relação ao ano anterior - disse Gustavo Bach, diretor do Comprafacil.com.

Segundo a Firjan, as vendas em 2010 devem superar as de 2009 em 15%. Um dos termômetros da expansão do setor industrial é a variação de pessoal ocupado, que em setembro teve sua 17 alta seguida no estado do Rio. Outro dado é o aumento das horas trabalhadas.

Fonte: O Globo