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22/10/2010 09:38:18 - Atenção com o PDV é a melhor mídia do varejista, diz especialista

“A experiência de comprar uma solução/bem/produto é tão ou mais importante do que a solução/bem/produto em si”. Com essa constatação, José Augusto Domingues, sócio da empresa de pesquisa Envirosell iniciou a sua palestra durante o Multi Retail.

Domingues deixou claro que onde a experiência de compra for mais interessante é pra lá que o consumidor vai. O palestrante ressignificou ainda o próprio conceito de PDV (ponto de venda). “PDV (pontos de varejo) são locais onde os consumidores se transformam em shoppers e os shoppers se convertem em compradores”, define.

A compra, segundo ele, surge de uma equação equilibrada entra a taxa de atração do PDV e taxa de conversão em compras. “A compra é uma mistura de ver, sentir (emoção), pensar (razão) agir (comprar) e isso serve para todas as classes sociais. Está aí uma regra básica para o consumidor se tornar um shopper no seu PDV e por fim um comprador”, julga o especialista.

A experiência de compra seria a qualidade da materialização das expectativas e soluções buscadas pelo consumidor. O sócio da Envirosell acredita ainda que criar diferenciais nesse ponto de varejo é vital para o negócio. “Dois em cada três reais gastos com produtos é discricionário, ou seja, depende mais do desejo do que da necessidade”, afirma Domingues.

Possuir um PDV que crie desejo e atração é criar uma ferramenta de comunicação, marketing e compra. “O ponto de varejo pode ser uma mídia que ajuda a complementar a experiência de compra em 75% das vendas”, afirma.

“Não importa o tamanho de sua loja, o próprio varejista deve se perguntar: Quanto a minha vitrine é capaz de atrair? E, a partir disso, observar o resultado obtido”, aconselha.

Tendências
Domingues apresentou ainda algumas tendências de mercado apontadas pelas constantes pesquisas da Envirosell.

  1. 70% dos shoppers do mundo são mulheres que demandam uma comunicação e soluções diferentes.
  2. Os diferentes formatos de famílias fazem também que o homem moderno vá às compras e ele precisa se sentir à vontade dentro do PDV.
  3. O envelhecimento da população e a debilidade de sentidos devem ser considerados na hora de se estruturar o PDV e de se treinar a equipe.
  4. O varejo se vira para o público que tem dinheiro, como a terceira idade, as classes C/D e E.
  5. A sustentabilidade está no foco do varejo. “Nele o consumidor vai sentir na pele os benefícios e malefícios desse conceito”, finaliza Domingues.

Fonte: No Varejo