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22/10/2010 09:27:38 - Gastos de Natal fazem intenção de compra continuar elevada no 4º trimestre de 2010, revela pesquisa

A intenção de compra para o quarto trimestre deste ano registrou aumento de 0,6 ponto percentual. Houve um crescimento de 75,6% para 76,2%, em relação ao terceiro trimestre de 2010, e leve queda de 0,8 ponto percentual em relação ao 4º trimestre de 2009. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

O levantamento, feito com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a dez categorias de produtos (linha branca, eletroeletrônicos, telefonia e celulares, informática, automóveis e motos, cine e foto, material de construção, cama, mesa e banho, móveis e eletroportáteis) e avalia a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do Provar, esse resultado indica que o consumidor continua confiante com a situação econômica e pretende ir às compras neste final de ano. “O Natal é a data comemorativa de melhor rentabilidade no varejo, e essa pesquisa comprova que a intenção de compras para essa época se mantém quase igual à de 2009, período que também foi extremamente positivo para o comércio”, avalia.

Dentre as categorias analisadas, os itens de cine e foto se mantêm à frente das intenções de compra, com 14,2%, seguidos pelos produtos de eletroeletrônicos, com 13,2%, alta de 26,9% em relação ao trimestre anterior, e informática, com 12,4%.

A pesquisa também apontou elevação na intenção de compras pela internet em relação ao ano passado, com 87,5% dos entrevistados declarando intenção de adquirir pelo menos um item dos segmentos consultados, contra 86% no 4º trimestre de 2009.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios