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24/07/2009 10:22:48 - Supermercados entram na briga por clientes

O preço do pão francês, sempre presente na mesa dos consumidores, seja da classe baixa, média ou alta, varia entre R$ 4,85 a R$ 7,30 o quilo nos estabelecimentos de Uberlândia.  Os valores mais em conta são encontrados nos supermercados. Estes usam a seção de pães para chamar a atenção dos fregueses que acabam levando outras mercadorias, às vezes até mais caras que as da padaria.

Para não perder as vendas, parte das cerca de 384 panificadoras da cidade investe na qualidade do produto, do atendimento, da infraestrutura e amplia o negócio, disponibilizando seções de conveniência, entre outros serviços. É o que afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Uberlândia (Sindipan), Milton Inhaquiti.

Segundo Inhaquiti, na padaria o cliente tem atendimento exclusivo já nas primeiras horas da manhã. “Na padaria também tem variedade de pães. Têm pizza, chope, cesta de café e alguns produtos que também são encontrados no supermercado”, afirmou.

No ramo há cerca de três anos, o proprietário de uma padaria Luiz Carlos Dantas conta que, nos dois primeiros anos do negócio, investiu R$ 180 mil em infraestrutura, além de ter passado de 5 para 16 o número de funcionário. “Eu pago R$ 1,2 mil para um padeiro, enquanto o piso é R$ 515. Só minha folha de pagamento gira em torno de R$ 12 mil”, afirmou Dantas que, nas próximas semanas, ampliará o imóvel, disponibilizando self-service de café da manhã e lanche à tarde.

Ainda segundo o comerciante, é difícil competir com os supermercados em relação aos preços de alguns produtos industrializados, já que estes compram maior quantidade e variedade dos fornecedores. “Eu compro leite por R$ 2,10 para revender. Tem supermercado que também compra por este preço e revende por R$ 2,09. Perde R$ 0,1, mas ganha em outros produtos. Se eu vender como eles, fecho as portas”, disse o proprietário. “Lá as pessoas levam em carrinho, aqui levam alguns produtos.”

Com a concorrência e ampliação do negócio, Dantas conta que perdeu 50% do lucro em relação ao que tinha na abertura da padaria. “Se eu fosse fazer a reforma que fiz hoje, não conseguia pagar.”

Qualidade custa mais caro

Nem em todo supermercado o pão francês é mais barato. No estabelecimento de Luiz Garcia, conhecido na cidade pela qualidade, por ser feito com farinha e fermento importados, água filtrada e sem conservantes, o quilo do produto sai a R$ 6,99. “Além disso temos um custo operacional, porque funcionamos das 6h30 às 23h, preciso ter três padeiros”, afirmou Garcia.

Além da qualidade, outro quesito que faz diferença na hora de pagar a conta é a temperatura do pão. Segundo a quitandeira Terezinha Siqueira, que compra o produto para revender no seu comércio, o pão francês quente é mais pesado por causa da umidade. “Se eu compro 1 quilo quente, quando esfria vai para 900 gramas”, afirmou a quitandeira há mais de 15 anos. 

Mas não só o pão sofre variação de preço entre os dois setores. A caixa de leite nas padarias varia em torno de R$ 2,30 a R$ 2,70, enquanto no supermercado é encontrado por até R$ 2,09 a mesma marca. O pão de forma e sovado nas padarias pesquisadas são mais baratos, girando em torno de R$ 2,50, enquanto em alguns supermercados é vendido a R$ 2,99 a mesma marca.

Os produtos industrializados, como café, achocolatado e margarina, variam muito entre os dois setores (veja quadro), por isso o ideal é pesquisar os preços.

Opiniões são divididas

Os consumidores entrevistados pelo CORREIO de Uberlândia geralmente não percebem a diferença do preço do pão francês, porque, quando se dirigem ao supermercado, levam mais produtos que acabam fazendo maior diferença na hora de pagar a conta. A funcionária pública Sebastiana Freitas conta que, na padaria próxima a sua casa, 8 pães saem por uma média de R$ 4. Passando a mesma quantidade no supermercado, ela teve a surpresa, pagou R$ 2,15 pela mesma quantidade. “Eu nunca tinha percebido, agora vou até avisar minha irmã. Isso faz muito diferença no fim do mês”, afirmou.

A aposentada Amélia Kamimura prefere a padaria, porque lá consegue uma variedade maior de pães, inclusive o pão suíço, muito consumido em sua casa. “No supermercado, a gente não encontra este pão”, afirmou.

A estudante Graciela Silva compra pão no supermercado apenas quando faz compras maiores, mas já percebeu a diferença quando vai à padaria próxima a sua casa. “Mesmo assim acabo comprando mais na padaria, porque fica perto de casa”, afirmou.

Fonte: Correio de Uberlândia