Alimentos e bebidas empurraram as vendas do varejo brasileiro em maio, segundo Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve alta de 4% na comparação com igual período de 2008 e, de 08% em relação a abril. O crescimento surpreendeu o mercado, que esperava números mais modestos.
Os dados de abril também foram revisados para cima e mostraram acréscimo de 7,1% na base de comparação anual e retração de 0,1% na mensal, frente a queda 0,2% registrado na preliminar. No acumulado do ano, a expansão foi 4,4% e em 12 meses chega a 6,5%, em linha com as expectativas do setor ainda na fase mais aguda da crise financeira global.
O levantamento tem como destaque o segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 6,7% nas vendas em maio sobre 2008. Um crescimento que impulsionou sozinho 78% da alta de 4% apurada nessa base de comparação. Uma reação direta do comportamento dos preços e do aumento da massa salarial, segundo o IBGE. Houve variação positiva de 0,1% nas vendas em maio sobre abril e de 6,5% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. Em 12 meses, o crescimento registrado foi de 5,4%.
O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou queda de 6,3% em maio frente a igual período do ano passado, apesar da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos de linha branca. Ante abril, as vendas subiram 0,1%, revertendo as quedas ante mês anterior apuradas em março (-2,4%) e abril (-2,0%). No ano, as vendas da atividade acumulam queda de 2,6% mas, em 12 meses, o resultado ainda é positivo (6,3%).
Fonte: Cidade Biz