Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
30/06/2010 14:57:52 - Propaganda de alimentos terá que informar riscos à saúde

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou ontem uma resolução que obriga as peças publicitárias de produtos com alta quantidade de açúcar, gorduras, sódio, além de bebidas com baixo teor nutricional, a virem acompanhadas de mensagens alertando para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo.

Segundo a Anvisa, a medida visa "coibir práticas excessivas que levem o público, em especial o infantil, a padrões de consumo incompatíveis com a saúde e que violem seu direito à alimentação adequada". Um exemplo de mensagem que deve ser veiculada pelas indústrias é: “O (nome/ marca comercial do alimento) contém muita gordura trans e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração".

Quando o alimento possuir quantidade elevada de dois ou mais nutrientes deverá ser aplicado o seguinte alerta cumulativamente em relação aos nutrientes: "O (nome/ marca comercial do alimento ou conjunto) contém muito (a) [nutrientes que estão presentes em quantidades elevadas], e se consumidos(as) em grande quantidade aumentam o risco de obesidade e de doenças do coração".

A resolução vale ainda para bebidas como refrigerantes, refrescos artificiais, concentrados para o preparo de bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha e chás prontos para o consumo. Também deve ser informada a presença de cafeína, taurina, glucoronolactona ou qualquer substância que atue como estimulante no sistema nervoso central.

Fonte: G1