Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
21/06/2010 15:06:50 - Cheque especial tem perdido adeptos

A principal razão é a migração dos clientes para o cartão de crédito. Em abril, 26,8% de todo crédito de pessoa física foi feito por cartão, conforme dados do Banco Central. Hoje, o limite da conta é fonte de 34% dos empréstimos realizados pelas famílias. Há dez anos, eram 60%. O problema é que os juros do cartão são superiores aos do cheque especial: o uso do limite da conta cobra 161,3% ao ano; a rotativa do cartão cobra 238,3%.

Atualmente, são 586,6 milhões de brasileiros que possuem cartão de crédito, débito e de loja. Um resultado de três cartões para cada habitante. Quanto ao uso, em abril, foram R$ 17,1 milhões no crédito rotativo, financiamento parcelado e saques em caixa eletrônico. Segundo a Abecs (Associação Brasileira de Cartões de Crédito) no mesmo período foram 224,4 milhões de operações no cartão a cada segundo. Já o uso do limite, apesar de ainda ser a principal operação de crédito de pessoa física no Brasil – com 34,4% das concessões, a trajetória é cadente e o patamar, o menor da série iniciada em 2000.

Os bancos afirmam que ainda não há grandes problemas, devido à inadimplência, mas é importante um acompanhamento de perto do setor. "Estamos em um período de aprendizado de bancos e clientes. Na medida em que o mercado cresce, o instrumento de crédito é ajustado à sua finalidade. Imagino que existem clientes que usam as operações de forma incorreta. As instituições sabem que, se isso continuar por muito tempo, podemos ter problemas lá na frente", afirma Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Fonte: O Estado de S. Paulo