Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
11/06/2010 15:24:07 - Mundial aquece comércio

Com a Copa do Mundo, que começa hoje, as vendas de produtos relacionados ao evento encontram-se elevadas na capital mineira. Conforme um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), os artigos verde-amarelo e relacionados à disputa deverão registrar, neste mês, aumento de 40% na demanda em relação a junho de 2009.

Se comparadas com o mundial da Alemanha, em 2006, as vendas deverão ter uma expansão de, no mínimo, 18%. As lojas que já abasteceram o estoque com itens relacionados ao evento desde o início do ano, como camisas oficiais, calção, meião, tênis, chuteiras, além de acessórios como luva de goleiro, cotoveleira e bola, têm apresentado boas vendas neste exercício.

"Além do cenário econômico favorável ao consumo, tradicionalmente em períodos de Copa a venda de itens direcionados à competição esportiva como vestuário, produtos relacionados à marca da seleção brasileira têm uma grande demanda, capaz de transformar-se em uma mina de ouro, e vender qualquer produto verde-amarelo", afirmou o presidente da CDL-BH, Roberto Alfeu Pena Gomes.

Ainda de acordo com ele, a variedade de produtos e a criatividade dos lojistas também são determinantes para atrair esse potencial consumidor, ávido por comprar produtos alusivos à Copa do Mundo. "Incorporar o visual ligado à seleção brasileira, ora com as cores da bandeira do Brasil, ora com curiosidades sobre o evento esportivo, podem aumentar as vendas de forma significativa. De bonés a relógios, passando por roupas, sandálias, bolsas, canecas, dentre outros acessórios, vale tudo na hora de conquistar o cliente."

Empregos

O dirigente disse, ainda, que o setor de comércio e serviços deve abrir cerca de 6 mil empregos temporários impulsionado, principalmente, pela forte demanda pelos produtos relacionados ao Mundial da África do Sul. Na opinião de Pena Gomes, essas são algumas das áreas que mais demandam profissionais nesse período não só na Capital, como também na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Diante desse clima festivo que predomina na cidade, as lojas especializadas em vendas de artigos esportivos já expõem nas vitrines produtos relacionados ao Mundial. É o caso da Caetano Esportes, presente no mercado há mais de 34 anos e com quatro unidades na Capital. Segundo o sócio-proprietário da empresa, Caésio Paula, a procura pelos itens relacionados à Copa do Mundo já é grande e, em função disso, a expectativa é de que as vendas neste mês sejam 40% superiores em relação às do mesmo período do ano passado.

"As vendas estão superando as expectativas. Toda semana recebemos alguma novidade relacionada ao Mundial e, contudo, acreditamos que as vendas nesse intervalo, atreladas às do Dia dos Namorados, poderão ser o nosso segundo Natal, considerando que elas já estão aceleradas. Os itens mais vendidos têm sido as camisas oficiais, bandeiras e bolas. Além disso, se o Brasil avançar até a final da Copa, deveremos registrar um acréscimo de 30% nas vendas de julho na comparação com o mesmo mês de 2009", observou o sócio-proprietário da Caetano Esportes.

A Malibu Calçados Esportes, que possui duas unidades em Belo Horizonte, também segue na esteira do segmento. De acordo com o gerente de vendas, Arnaldo Gonçalves, pegando "carona" no clima festivo da Copa a empresa tem feito ações de marketing, tais como anúncios em diversas mídias, panfletagem e promoções na internet para alavancar as vendas durante esse período de "ouro" para o setor varejista da Capital.

Fonte: Amis (Diário do Comércio)