Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
16/05/2010 19:59:01 - O baixo consumo de frutas entre os brasileiros

O Brasil é um grande produtor de frutas, com grande abundância em todas as regiões do país.

Apesar disso, o consumo de frutas e hortaliças entre os brasileiros é muito baixo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) corresponde somente a 2,3% das calorias totais ingeridas.

E em vários estudos científicos realizados no Brasil, onde avaliam o consumo alimentar, vêm demonstrando esses resultados.

A população dá preferência a alimentos com valor nutricional inferior, como biscoitos, fast food, embutidos e enlatados, alimentos industrializados em geral, consumo de álcool, e deixam de lado os alimentos naturais e integrais. Além disso, tem a questão do sedentarismo que leva a incidência de pessoas obesas, com doenças crônicas não-transmissíveis (cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, entre outros) que vem aumentando a cada dia mais.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 5 porções de frutas ou 400 gramas de frutas e legumes por dia num indivíduo adulto.

Segundo a recomendação da Pirâmide Alimentar adaptada para o Brasil, desenvolvida pela Nutricionista Sonia Tucunduva, a porção de frutas que deve ser consumida é de 3 a 5 porções de frutas e 4 a 5 porções do grupo de legumes e hortaliças. São alimentos fontes de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes essenciais para regular e manter o bom funcionamento do organismo.

Para combater esse baixo consumo, o governo vem desenvolvendo campanhas para mudar esse quadro. No site da Embrapa há vários informativos, que incentiva a ingestão de frutas, legumes e hortaliças, além de dar dicas e receitas.

É importante manter uma alimentação adequada e fazer exercícios regularmente, sempre com a orientação de um profissional da saúde, pois assim estará preservando sua saúde.

Fonte: Planeta Osasco