Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram alta de 15,7% nas vendas ante igual mês de 2009, a maior expansão para março desde o início da série, em 2001. No primeiro trimestre, houve crescimento acumulado de 12,8% ante igual período do ano passado.
Para o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, o resultado de março - que também mostrou expansão de 1,6% em relação a fevereiro - foi "bem robusto" e é "efeito do forte crescimento da economia projetado para este ano". Analistas de mercado ouvidos pela Agência Estado previam, em média, 0,95% ante fevereiro .
O consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Julio Sergio Gomes de Almeida, pondera que o resultado significativo em março precisa ser "relativizado" antes de se avaliar que há um aquecimento muito forte do setor. Segundo ele, "fatores tópicos" explicam a expansão acima do esperado, já que a Páscoa, este ano, ocorreu em março e não em abril, como no ano passado, o que teve forte impacto nas vendas dos supermercados.
Para o sócio-sênior da GS & MD-Gouvêa de Souza, Luiz Goes, os números da pesquisa resultam das consistentes condições macroeconômicas do País e foram impulsionados pelo crédito e pelo aumento da massa de salários.
Fonte: Estado de SP