Impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo da população nos últimos anos e pelo desenvolvimento positivo das indústrias e comércio de maneira geral, o setor de produtos de higiene pessoal, beleza e também limpeza apresentam expressivo crescimento em faturamento, inclusive superior à alta de volume dos supermercados. Últimos dados divulgados pela Nielsen indicam uma elevação média de 11,7% em valor e 1,1% em volume no primeiro semestre de 2009 em relação a igual período do ano anterior.
Um dos motivos apontados pela pesquisa foi que o consumidor começou a buscar itens sofisticados e de maior valor. A indústria também contribuiu investindo em lançamentos mais nobres.
Em Campo Grande, o Supermercado da Rede Econômica da Joaquim Murtinho é um dos que apostam no crescimento através da qualidade do serviço. “Nosso público é bem variado, mas o grande foco são os clientes das classes A, B e C, então temos produtos personalizados e serviços diferenciados que funcionam como diferencial da loja”, afirma Marcelo Pereira Souza, gerente de produtos não perecíveis.
O setor de higiene pessoal e cosmético representou um faturamento de 11% no citado supermercado, um crescimento de 5% em relação ao mês de março do ano passado nas vendas do supermercado da Joaquim Murtinho.
Segundo Souza, esses números confirmam a escolha do público alvo, que são moradores com um poder aquisitivo mais alto, mas também reflete na estabilidade das classes C e D, que tem se mostrado bastante expressivo no volume de compras do estabelecimento. “Percebemos que não só o setor tem crescido como o número de clientes de outras classes como C e D também, por isso promovemos campanhas para atrair esse público, além de investirmos em diversificação desses produtos, que atraem cada vez mais compradores”, lembra.
Fonte: Portal MS