Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
17/03/2010 15:54:26 - Varejo deve investir em capacitação

Com economia cada vez mais aquecida, o varejo será um dos segmentos com maior contratação de trabalhadores durante este ano. Segundo dados de pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) neste mês, espera-se uma criação líquida de aproximadamente 2 milhões de novos empregos em todo o Brasil, sendo o comércio varejista responsável pela abertura de 850 mil novos postos de trabalho, 700 mil somente no Estado de São Paulo.

Os centros de compras serão responsáveis também por um grande volume de contratações, com expectativa de geração de 57,2 mil vagas nos 44 empreendimentos que serão inaugurados em 2010 por todo o Brasil. Até 2012 serão cerca de 100 novos shoppings construídos, um investimento aproximado de R$ 8,9 bilhões por parte das empreendedoras do setor, cujo retorno financeiro será atribuído, em grande parte, ao fluxo de vendas nas lojas, aumentando ainda mais a importância de uma equipe de atendimento bem preparada.

Espera-se ainda que o varejo apresente alta rotatividade de trabalhadores em alguns estados (demissão e admissão de empregados, geralmente por salário menor), que deve equivaler à geração de 16,6 milhões de vagas no país, pertencentes ao varejo aproximadamente 6,6 milhões de indivíduos qualificados e com experiência profissional.

Em contrapartida, além de escassez de mão de obra qualificada e experiente, cerca de 187,6 mil vagas não encontrarão candidatos habilitados a preenchê-las, apresentando índices diferentes entre os estados da Federação, havendo em São Paulo uma grande ausência de trabalhadores capacitados, enquanto que na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, por exemplo, poderão registrar excesso de trabalhadores preparados para a ocupação destas vagas, demanda esta representada por 653 mil pessoas.

"Para o varejo acompanhar a atual expansão econômica e obter sucesso em seus negócios, é preciso que os empresários do setor tomem as devidas providências, como programas de capacitação de funcionários, a fim de apresentar em seus pontos de venda trabalhadores cada vez mais preparados para a recepção ao público, pois o consumidor de hoje é extremamente criterioso e procura um atendimento cada vez mais personalizado, totalmente envolvido com a marca e o cliente", afirma o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.

Fonte: Amis (Diário do Comércio)