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05/03/2010 15:09:37 - Ovos de chocolate podem vir maiores na Páscoa 2010

De olho no consumidor, varejo e indústria procuram, cada vez mais, adaptar-se ao perfil de compra do consumidor para aumentar seu faturamento durante a Páscoa. Em 2009, de acordo com a Nielsen (www.br.nielsen.com), o varejo movimentou cerca de R$ 736 milhões somente em ovos de chocolate durante a Páscoa, faturamento 7,2% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atenta às mudanças no mercado, a Top Cau (www.topcau.com.br) notou que a venda de ovos com peso menor que 100g, que geralmente ocorriam em maior número no período de pré-Páscoa, vinham diminuindo sua participação, na mesma proporção em que os ovos com peso superior a 150g vinham crescendo. E com razão já que os números da Nielsen confirmam. Em 2009, segundo a empresa de pesquisa, os ovos entre 101g e 200g foram os que mais cresceram em volume de vendas (18,5% comparado ao mesmo período do ano anterior).

“O consumidor tem preferido ovos maiores para presentear amigos e familiares, enquanto os ovos menores, em sua grande maioria de 80g, eram comprados para consumo próprio”, afirma Alais Fonseca, gerente de marketing da Top Cau.

Uma das formas encontradas pela Top Cau para não prejudicar a performance dos ovos menores no varejo foi reduzir a produção desse tamanho e aumentar o volume de produção dos ovos maiores, entre 150g e 200g. “No caso da Top Cau, reduzir a produção de ovos mais leves, não significa produzir menos, e sim direcionar a produção para os ovos entre 160g e 170g”, completa Alais.

A tendência em reduzir o número de ovos na Top Cau, com peso inferior a 100g, vem acontecendo desde 2008 quando eram produzidos 1,22 milhão de ovos. Em 2009 este número caiu para 1,21 milhão e em 2010 para 900 mil unidades.

Em 2010 a Top Cau produzirá cerca de 5 milhões de ovos de chocolate com peso entre 101g e 200g, quantidade que equivale a 72% da produção total da empresa.

Fonte: Cidade Verde