Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
04/03/2010 15:40:34 - Supermercados dão oportunidade para primeiro emprego

Com constantes vagas em aberto, o setor de supermercados oferece oportunidades para jovens sem experiência profissional. Algumas áreas exigem qualificação, como panificação e açougue. Entretanto, outras como repositor e atendimento ao cliente dependem de comprometimento com o trabalho e disposição para aprender uma profissão.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) mostram que as vagas, no último Natal, foram o primeiro emprego para 25% dos temporários em supermercados e lojas de departamentos. Enquanto que nos shoppings foram 23%.

No Triângulo Mineiro, supermercados filiados a Rede Biz possuem muitos colaboradores nessas situações. Em Uberaba, o proprietário do Supermercado Pioneiro destaca a presença dos jovens no quadro de profissionais. “A grande maioria dos nossos funcionários chegaram para primeiro emprego. Para cargos como atendentes de caixa, repositores, embaladores e atendentes de padaria, damos preferência a este perfil. Hoje, mais de 50% das vagas nestes cargos são preenchidas por eles”, conta Alexandre Borges.

Outro fator que confirma as oportunidades de crescimento são casos de jovens que chegam a cargos de gerente ou mesmo abrem seu próprio negócio. “Em nossas três lojas temos alguns desses exemplos. Um gerente que começou como repositor, outros foram promovidos a coordenadores de padaria e reposição. Atualmente, temos um analista de vendas corporativas que iniciou como auxiliar de escritório há 3 anos”, destaca Borges.

Quem também destaca a importância do setor na formação profissional diante da variedade de experiências oferecidas aos jovens é o gestor de trade marketing da Rede Biz, Gilson Cantuário. “Considero de grande valia a transmissão de conhecimento do espírito empreendedor que a maioria dos proprietários de supermercados possui. Nesse ambiente os jovens têm a oportunidade de conviver de perto com tais iniciativas. Além disso, o cotidiano destes empresários é marcado constantemente por desafios que requerem determinação, flexibilidade para encarar a velocidade e a necessidade de mudanças que são primordiais para o sucesso dos negócios”, justifica Cantuário.

Sobram vagas

Entre os setores mais carentes de mão-de-obra nos supermercados da região, o gestor da Rede Biz aponta as oportunidades para repositor, entregador, açougueiro e padeiro.

Proprietário do supermercado Udi Carnes, em Uberlândia, Roberto José da Silva apresenta a situação atual. “Temos uma demanda grande por profissionais de açougue e padaria e pouca mão-de-obra qualificada. Há muita rotatividade nestas funções, principalmente em se tratando de açougueiro. Pois, nesse caso específico, não é oferecido nenhum tipo de curso profissionalizante. Por isso, além de oferecer o treinamento, tivemos de melhorar o salário para mantê-los no supermercado”, explica.

Segundo Roberto, a área de açougueiro ainda é afetada pelas peculariedades para atender as normas de segurança, uma vez que menores de idade não podem exercê-la devido ao uso de materiais cortantes, permanência em câmaras frias e transporte de peso acima de 25 quilos.

Estágios

De acordo com Borges os estagiários costumam apresentar bons resultados. Mas é fundamental um rígido processo seletivo para selecionar aqueles que desejam realmente aprender e crescer junto com a empresa e não apenas preencher um requisito curricular sem maiores aspirações. “A imensa gama de atividades e experiências proporcionadas pelo varejo pode contribuir e muito para profissionais melhores nas mais diferentes áreas. Sendo, portanto, uma grande oportunidade conhecer os mais diferentes segmentos e assim auxiliar na escolha de uma carreira futura”, enfatiza.

Fonte: Lead Comunicação