Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
05/01/2010 17:38:01 - Nestlé entra no mercado de pizzas congeladas ao comprar parte da Kraft Foods

A gigante suíça da alimentação Nestlé anunciou nesta terça-feira a compra por 3,7 bilhões de dólares das atividades do setor de pizzas congeladas da americana Kraft Foods nos Estados Unidos e Canadá, um passo importante para conquistar um mercado considerado fundamental.

A Nestlé ocupava uma posição de segundo escalão no setor de pizzas congeladas nos Estados Unidos, mas com a operação o grupo aumenta sua presença no mercado, o mais importante do mundo, com aproximadamente 37 bilhões de dólares de vendas anuais.

Em 2009, a Kraft Foods teve um volume de negócios de US$ 2,1 bilhões no setor, segundo a Nestlé.

"A atividade de pizza congelada fortalece de maneira importante o segmento dos congelados da Nestlé na América do Norte", afirmou o diretor geral da empresa líder mundial do setor de alimentos, Paul Bulcke.

Esta atividade deve gerar um lucro operacional de 279 milhões de dólares e sinergias de 7% das vendas no prazo de cinco anos, segundo o grupo suíço, que também espera, com a aquisição, um aumento do lucro por ação a partir do primeiro ano.

De forma paralela, a Nestlé também anunciou que não pretende integrar uma oferta pública de compra da britânica Cadbury, cobiçada pela Kraft Foods, que decidiu dobrar sua aposta.

A gigante americana anunciou que dedicará o produto líquido da venda a Nestlé de sua atividade de pizzas na América do Norte ao financiamento de uma oferta em dinheiro pela Cadbury, que estendeu até 2 de fevereiro.

A atual oferta da Kraft Foods, que a Cadbury rejeitou, é uma mistura de dinheiro e ações: 10 bilhões de libras (15,9 bilhões de dólares), sendo 300 pence em dinheiro por cada ação da Cadbury e 0,2589 de ação da Kraft, ou seja, 740 pence por ação da empresa britânica.

Em um comunicado enviado à Bolsa de Londres após o anúncio da operação com a Nestlé, a gigante americana informou que pensa em dedicar "um valor equivalente à totalidade do produto líquido da venda ao financiamento de uma alternativa em dinheiro parcial a sua oferta pela Cadbury".

O grupo americano vai utilizar o produto da venda a Nestlé para oferecer 60 pence a mais em dinheiro, ao invés das ações.

A Kraft pretende divulgar todos os detalhes em 19 de janeiro, que é o último dia para o possível aumento da oferta, segundo o calendário vigente para fusões no Reino Unido.

A iniciativa responde ao desejo expressado por alguns acionistas da Cadbury de ver uma maior proporção da oferta em dinheiro e porque os acionistas da Kraft Foods manifestaram o desejo de que esta poupasse mais no uso das ações da Kraft Foods, atualmente desvalorizadas.

"A Kraft Foods continua considerando que o preço de suas ações está desvalorizado em consequência de certo número de fatores a curto prazo que desaparecerão quando forem eliminadas as incertezas a respeito da oferta sobre a Cadbury", afirma o comunicado.

A Nestlé recebeu 28,1 bilhões de dólares ao vender na segunda-feira para a também suíça Novartis os 52% que ainda tinha na Alcon, número um mundial dos produtos oftalmológicos.

Fonte: AFP