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21/12/2009 06:22:01 - Cresce procura por ceia pronta no varejo

Supermercados, padarias e restaurantes estão apostando que praticidade será a palavra de ordem de muitas famílias no momento de preparar a ceia de Natal. Com essa premissa, as empresas varejistas da região estimam que a venda de ceias prontas crescerá ao menos 20% neste ano. Para atrair o consumidor vale até serviço de entrega e cardápio desenvolvido por chef de cozinha.

As redes de supermercado ouvidas pelo Diário garantem que os preços estão menores em relação ao ano anterior, com opções de kits que vão de R$ 50 a R$ 319. No Grupo Pão de Açúcar, a estimativa é ultrapassar em 30% a venda de ceias em relação a 2008.

De acordo com Vanessa Sandrini, gerente de desenvolvimento de rotisserie da companhia, o grande momento para as encomendas acontece neste fim de semana. "Aceitaremos reservas até terça-feira, mas deixaremos opções de pratos para os clientes que deixarem a compra para a última hora", garante a gerente.

Neste ano, o Pão de Açúcar investiu em uma central de processamento para as carnes para garantir segurança alimentar, padrão e sabor dos alimentos. Além disso, os pratos foram revitalizados pelo chef Alain Poletto e vários itens incrementam o cardápio.

"Com o novo procedimento de carnes pré-cozidas embaladas à vácuo, o cliente prepara algumas carnes em menos de 30 minutos", afirma Vanessa. Na bandeira Pão de Açúcar, existem três opções de ceia, sendo uma delas gourmet.

Enquanto isso, nos hipermercados Extra é oferecida a ceia tradicional que serve até oito pessoas. Os produtos atendem somente as lojas instaladas no Litoral, Capital e Grande ABC. Já no CompreBem, voltado às classes C, D e E, a unidade da Vila Gilda, em Santo André é uma das 15 que oferecem o serviço de ceia pronta com pratos vendidos separadamente.

Quatro das oito filiais do Carrefour na região aceitam encomenda das 34 opções disponibilizadas para a ceia de Natal. Segundo a rede, a queda do dólar garantirá preço mais acessível a produtos importados como uvas passas, ameixas, nozes, nectarina. O prazo para fazer os pedidos termina hoje.

Em outra grande rede presente na região, o Walmart, os preços dos kits variam de R$ 50 a R$ 170. Para este Natal, a rede possui opções de assados, guarnições e saladas. A expectativa é de aumento de 18% nas vendas desses itens este ano. Os pedidos são aceitos com 48 horas de antecedência.

Preço tem ajuste em padaria e restaurante

Enquanto os preços das ceias prontas nos supermercados deverão estar com valor mais em conta em relação ao ano passado, em outros segmentos, como padarias e restaurantes, o incremento na mão de obra e os impostos contribuíram para encarecer um pouco o valor dos pratos.

Na rede Padaria Brasileira, formada por quatro lojas, a meta é elevar o faturamento em 10% neste ano. A gerente de marketing, Rosana Souza, explica que "alguns pratos terão aumento de 5% a 10%". Neste ano, o cardápio da empresa têm novidades nos pratos que incluem medalhão de frango ao molho velouté (condimentos e cenoura ralada), escondidinho e quiche de bacalhau.

Para incentivar o cliente a antecipar os pedidos, a rede que espera faturamento 10% maior nesta categoria, dará um panetone para as encomendas realizadas até o dia 21. "A promoção é válida para os pedidos de pratos natalinos com valor cima de R$ 100", ressalta Rosana.

No Natal de 2008, a Brasileira comercializou 1,5 tonelada de refeições prontas. A gerente diz que o pedido antecipado facilita a rede a administrar o volume de trabalho e atender melhor os consumidores. Ela acredita que a praticidade é a questão principal para que as famílias comprem ceias prontas nos estabelecimentos.

Restaurante - Até sexta-feira à noite, o São Judas Demarchi contabilizava quase 1.450 reservas para a ceia e almoço de Natal. De acordo com o gerente do restaurante, José Carlos Machado, este número deverá atingir 1.600.

O preço da ceia por pessoa é de R$ 135, valor 8% maior se comparado ao do ano passado. A justificativa de Machado é que em 2009 "será investido mais na decoração do ambiente, além dos encargos que estão mais altos." O faturamento com as ceias aumentará até 18%. O gerente diz que para a ceia natalina só serão atendidos clientes com reservas, que não serão necessárias no almoço de Natal.
 

Fonte: Diário do Grande ABC (Alexandre Melo)