Voce está em: Página Inicial Como anda o Mercado ?
Nossa Empresa


Notice: Undefined property: Noticia::$con in /home/www/html/redebiz/site/classes_php5/BancoInfo.php on line 287
07/12/2009 17:07:33 - Vigilância vai monitorar nível de agrotóxico nos alimentos

Programa vai inspecionar a qualidade dos alimentos vendidos no Estado (Foto: Divulgação)
Quando você vai ao supermercado ou ao sacolão já parou para imaginar se o produto comprado foi produzido à base de agrotóxicos? Já se perguntou se ele possui um nível de agrotóxico que pode ser maior do que o permitido pelo Ministério da Agricultura?

Se esta reflexão nunca aconteceu, é bom verificar a qualidade dos alimentos levados à mesa e ingeridos diariamente, pois eles podem trazer prejuízos irreparáveis à saúde, de acordo com técnicos da Vigilância Sanitária Estadual, que diante desta negligência dos consumidores passarão a monitorar o nível de agrotóxicos nos alimentos comercializados em Maceió.

Para isso, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será implantado no Estado, onde amostras de frutas, verduras, legumes, arroz e feijão serão coletados, a partir de março de 2010, em supermercados e sacolões para serem analisadas em laboratório.

Caso se comprove que os níveis de agrotóxicos dos produtos estejam acima do percentual permitido, as empresas produtoras e os agricultores serão notificados, para que possam se adequar às normas vigentes. Os consumidores serão informados para que deixem de consumir os produtos em discordância com a legislação vigente no País.

Com isso, espera-se que o percentual de pessoas doentes em Alagoas em razão de intoxicações decorrentes de agrotóxicos seja reduzido, evitando internações.

“A implantação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos significa a redução de recursos investidos na saúde curativa, pois com a ingestão e manipulação de menos agrotóxicos, teremos uma diminuição de pessoas doentes e internadas em unidades hospitalares”, evidenciou Carlos Alexandre Gomes, especialista em regulação da Anvisa, que esteve em Alagoas, nesta quinta-feira (3), para implantar o programa.

De acordo com ele, o programa irá funcionar em parceria com o Ministério Público, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Delegacia Regional do Trabalho de Alagoas (DRT/AL). Estes órgãos irão atuar na coibição do uso indiscriminado de agrotóxicos durante a manipulação de alimentos e de culturas de arroz, feijão, frutas e hortaliças em propriedades rurais.

Fonte: Gazeta Web