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25/11/2009 15:09:46 - Estilo de consumir do mineiro é desafio para supermercados

As redes de supermercado apostam alto no mercado consumidor mineiro, um dos mais rentáveis e exigentes do país. Seja pelo aumento da renda das famílias, consequência do crescimento da economia do estado, seja pela tradição da cozinha, os profissionais de marketing adaptam lojas, testam produtos, fazem pesquisas de opinião apuradas, entre outras ações, para entender a lógica de consumo do mineiro.

A arquiteta de varejo Nídia Varejo, da consultoria Gôndola, especializada em estratégias de marketing para redes varejistas, afirma que, para os empresários, o mercado do estado é um dos mais rentáveis do país, mas também tem os clientes mais difíceis de se satisfazer. “Hoje em dia, sabe-se que 70% da compra do mineiro dentro de um supermercado é guiada pela qualidade. O nível de exigência do consumidor mineiro é altíssimo”, afirma.

Parte dessa exigência vem da tradição do mineiro de fazer refeições à mesa junto com toda a família. “Em Minas, o setor de ‘rotisserie’ (comidas prontas) não é tão forte, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já a linha ‘gourmet’ (ingredientes de alta qualidade para culinária) tem grande penetração”, afirma. Só em Belo Horizonte, já existem 10 estabelecimentos gourmet, com previsão de inauguração de outros novos.

Padaria

Um dos exemplos de como a cultura da refeição em casa ainda é forte no estado é o setor de padaria. “Em Belo Horizonte, por exemplo, os estabelecimentos investem em variedade de produtos mais do que em outros estados. Além disso, muitos permitem aos clientes se servirem (self-service), eliminando o atendimento no balcão. Essa opção não é tão presente nos supermercados de outros estados”.

A variedade de itens na padaria da nova loja do Super Nosso dá a dimensão dessa vontade do consumidor mineiro de fazer do café da manhã algo mais prazeroso e que vai além dos tradicionais pão, manteiga e biscoitos. São 1,2 mil produtos de fabricação própria, como pães especiais, folhados, bolo, doces e patês.

E se na mesa de um legítimo mineiro não pode faltar o pão de queijo, a rede de supermercados contratou a proprietária da marca Forno de Minas, a empresária Maria Dalva Couto Mendonça , a Dona Dalva, para elaborar uma nova receita. “Queremos vender o melhor pão de queijo de Minas”, comenta o diretor comercial e de marketing do Super Nosso, Rodolfo Kayser Nejn.

Fonte: Site UAI
Foto: Thiago Ventura